Ampla Digital
English Español

Televendas: (41) 3525 9300

Curta a nossa página no Facebook:

AMPLA recebe alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Dentro de seu programa “Portas Abertas”, única fabricante nacional de impressoras digitais para grandes formatos recebe grupo do 5º período do Curso de Design Gráfico

Um grupo de dez alunos do Campus Curitiba do curso de Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR -Universidade Tecnológica Federal do Paraná – visitou a fábrica da AMPLA Impressoras Digitais no último dia 17 de abril. Coordenado pela Professora Waleska Pacheco, o grupo frequenta atualmente o 5º período do curso, que tem a duração de três anos, e foi recebido pelo sócio-diretor de novos negócios da empresa, Ricardo Lie, dentro do programa “Portas Abertas”.

Alunos do Campus Curitiba do curso de Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR

Alunos do Campus Curitiba do curso de Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR

 

A visita à única fabricante da América Latina no mercado de equipamentos de impressão digital para grandes formatos foi uma atividade da disciplina Produção Gráfica 2, que trata dos processos de impressão e acabamentos utilizados na indústria gráfica. Ricardo Lie iniciou a visita realizando uma apresentação sobre a história da empresa e dos equipamentos que são desenvolvidos pela AMPLA, contextualizando a fabricante nacional no cenário brasileiro e global.

“A visita à AMPLA proporcionou aos alunos um maior contato com os equipamentos utilizados no processo de impressão digital para grandes formatos. Durante toda a apresentação, os alunos puderam esclarecer suas dúvidas, tornando o diálogo muito atrativo a todos”, declara a Professora Waleska Pacheco.

“Para nós, da AMPLA, é muito importante e gratificante contribuirmos para as próximas gerações de profissionais do setor gráfico, que também nos proporcionam uma troca de experiências e alguns feedbacks que, analisados sob o enfoque de tendências de consumo e imagem percebida, certamente contribuem para o nosso contínuo aprimoramento enquanto empresa”, declara Ricardo Lie.

 

Visita ao Showroom e à Fábrica

Ao final do bate-papo, o grupo visitou o Showroom da empresa, onde tiveram a oportunidade de ver em funcionamento três equipamentos: duas impressoras com tecnologia de cura LED UV (ultravioleta) e uma base solvente, além de uma impressora de mesa plana para substratos rígidos. Os  alunos viram na prática o processo de captura de uma imagem e como é realizado o processo de transferência de dados para a impressora, além de imprimir um poster com a imagem do grupo para recordação. Ainda no Showroom, os alunos puderam analisar componentes importantes das impressoras e – utilizando um microscópio digital – a distribuição e formação das gotas de tinta. A etapa seguinte foi uma visita à fábrica da AMPLA, onde foi apresentado todo o processo de produção dos equipamentos e métodos para controle de qualidade, encerrando o programa.

“Os alunos adoraram a visita, principalmente o período que permaneceram no Showroom observando o funcionamento das máquinas. A disponibilidade do Ricardo Lie e de todos os demais funcionários fez com que os alunos se sentissem muito à vontade, estimulando assim perguntas e curiosidades”, destaca Waleska Pacheco. “Uma visita técnica é de extrema importância para a formação dos futuros profissionais, pois é o momento em que eles saem do universo apenas teórico e conseguem visualizar  na prática o que acontece no mercado de trabalho, possibilitando que, ao se tornarem profissionais, tenham capacidade de tomar decisões com menores chances de erros conseguindo avaliar o melhor custo x benefício do produto que estarão desenvolvendo”, analisa a Professora.

“Apesar de a AMPLA não ser uma gráfica, como costumamos visitar, a receptividade e estrutura da empresa nos fez sentir ‘em casa’ e pudemos enriquecer nossos conhecimentos sobre impressão digital, suas qualidades, limitações, tipos de equipamentos, aceitação do mercado e diversos outros detalhes. Foi extremamente importante para complementar o conteúdo ministrado em sala de aula”, resume Waleska Pacheco, Mestre em Design pela UFPR, Especialista em Embalagem pela UTFPR e Tecnóloga em Artes Gráficas pela UTFPR em 2006. Atua na docência desde 2009, ministrando disciplinas relacionadas à Produção Gráfica (desde pré-impressão até pós-impressão), tipografia, projetos gráficos e história das artes gráficas.

 

Sobre a AMPLA

Única fabricante 100% brasileira no mercado de equipamentos de impressão digital para grandes formatos, a AMPLA é hoje uma das empresas líderes da América Latina em seu segmento, unindo experiência empresarial com a filosofia de oferecer soluções completas e que agreguem valor aos negócios de seus clientes.

Com sua origem, há mais de 35 anos, na indústria gráfica, a empresa atua desde 2004 focada no mercado de máquinas e insumos para impressão digital. “Iniciamos nossas atividades importando impressoras da China – o modelo Vista da marca JHF – para suprir uma demanda do mercado de comunicação visual por equipamentos com custo mais acessível pois, na época, apenas os médios e grandes bureaus tinham condições de adquirir uma impressora jato de tinta de grandes formatos, enquanto os pequenos tinham que terceirizar a impressão de seus materiais”, conta Ricardo Augusto Lie, Sócio-Fundador e Diretor de Novos Negócios da AMPLA – filho do fundador da empresa, Lie Tji Thjun, hoje no Conselho Administrativo. Ricardo atua hoje no comando executivo da empresa ao lado do Diretor Técnico e terceiro Sócio-Fundador Adriano Coelho e do Diretor de Operações Sidnei Marques

Rapidamente os fundadores da AMPLA perceberam que o mercado ficava mais exigente quanto à qualidade da impressão, funções mais amigáveis de operação e manutenção dos equipamentos e a empresa entendeu que precisaria dominar o projeto e a produção das próximas gerações de impressoras para atender as necessidades do mercado brasileiro, que também precisava de um fabricante nacional para realizar a compra dos equipamentos utilizando as linhas de crédito do BNDES.

Já em 2005, iniciaram os trabalhos de engenharia em uma pequena sala nos fundos da empresa e o primeiro fruto deste investimento: o upgrade para as impressoras JHF instaladas em campo.  O segundo lançamento, em fins de 2005, foi carinhosamente chamado de ‘Frankestein’, que virou um protótipo e serviu de laboratório para a tão almejada primeira impressora jato de tinta de grandes formatos fabricada no Brasil, a TARGA, versões PLUS e XL, lançada em julho de 2006.

A inovação teve seu preço, relata Ricardo: “Como não havia nenhum fabricante deste tipo de equipamento no país, tivemos muita dificuldade para desenvolver mão de obra, tanto de engenharia de produto como de pessoas para a produção das máquinas”. Outro desafio foi o desenvolvimento de fornecedores, pois a produção de uma máquina envolve dezenas de empresas parceiras. “Tudo era novidade também para nossos fornecedores”, resume o executivo.

No começo de 2009, a AMPLA constatou que aqueles clientes pequenos estavam crescendo de forma acelerada e isso demandava uma ampliação de sua capacidade de produção e uma maior qualidade de impressão. “Decidimos, então, dar outro importante passo e desenvolver uma nova plataforma de produtos que atendesse a esta nova demanda. Investimos pesado na ampliação de nossa capacidade fabril, na aquisição de máquinas CNC de última geração e no desenvolvimento de novos processos de produção. Em julho de 2010, apresentamos ao mercado a SAMBA XT, um marco para o setor e que mostrou, até para os mais céticos, que a AMPLA tinha capacidade de fabricar equipamentos para além do entry level, com produtividade superior e altíssima qualidade de impressão”.

Nos anos seguintes, a empresa remodelou suas linhas de impressoras de entrada e intermediária, esta última batizada de TARGA XT que ganhou, em 2015, sua 3ª geração, incorporando o conceito industrial com seu famoso chassis monobloco que confere extrema robustez ao equipamento, permitindo suportar altíssimas velocidades de impressão em regime estável de produção. “O mercado evoluiu e a AMPLA tem em seu DNA o compromisso de evoluir junto para que nossos clientes possam dar asas aos seus planos e executá-los com eficiência e lucratividade”, conclui Ricardo Lie.

 

 

Atuação internacional

Hoje, a AMPLA tem uma expressiva atuação, tanto no Brasil como no mercado externo, superando a marca de 3.000 impressoras instaladas no Brasil e contando com mais de 80 equipamentos operando no exterior, competindo em igualdade de condições com outras marcas de prestígio global. Os pilares atuais de atuação da se focam nos seguintes mercados: impressão digital para comunicação visual (publicidade, marketing, PDV e eventos de grande impacto nacional); e impressão digital industrial (mercados coureiro, calçadista, moveleiro, de laminados sintéticos, moda e decoração, entre outros).

Um dos fatores decisivos para a inovação tecnológica contínua – e o consequente sucesso – da AMPLA é a permanente em pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações para a impressão digital. Os investimentos atuais da empresa miram o mercado global para competir com os principais fabricantes mundiais do setor.

A AMPLA desenvolve e aprimora tecnologia digital em três frentes distintas, mas que se complementam: Tecnologia Solvente – com foco nos mercados de comunicação visual em geral, coureiro-calçadista, decoração e arquitetura; tecnologia LED UV voltada principalmente para os segmentos de sinalização digital, PDV, decoração, envelopamento, cenografia, moveleiro, calçadista, brinquedos e prototipagem, incluindo a indústria de pequeno ou médio porte.

 

Assistência técnica

A AMPLA conta com uma rede de assistência técnica integrada por profissionais capacitados diretamente pela fábrica, distribuída em três filiais instaladas em pontos estratégicos do país – São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Lauro de Freitas (BA) – e técnicos alocados em Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF), complementada pela estrutura oferecida pela Matriz, em Pinhais (PR), equipada com um showroom de fábrica.

Com uma rede de distribuidores e assistências técnicas autorizadas em praticamente todas as regiões do país, a AMPLA possui distribuidores nos seguintes mercados: América Central, Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Índia, México, Oriente Médio, Peru, Reino Unido, Rússia e Uruguai.

 

www.ampladigital.com.br

 

Informações para a imprensa: 

Persona Consultoria de Comunicação 

Jornalista responsável: Ana Cristina de Souza – Mtb 18.367 

Contato: Beatriz Fontes e Cassiele Oliveira

e-mails: beatriz@persona.inf.br / cassiele@persona.inf.br

Telefones: 11 5531.1006  |  11 5531.8958

maio/2017

Cadastre-se e receba a nossa newsletter

IntranetExclusivo para colaboradores Ampla

esqueci minha senha

Ampla Digital

Televendas: (41) 3525 9300

São Paulo (11) 3595 9000

Minas Gerais (31) 3244 0894

Bahia (71) 3369 2131